Neste ano, o Paraná registrou 389 mil casos de doenças gastrointestinais. Do total de ocorrências, 56.839 são de crianças de até cinco anos. Além dos casos, o Ministério da Saúde registrou 104 surtos da doença, caracterizada por atacar o estômago e intestino e são causadas por microrganismo como vírus, bactérias e parasitas.
Um surto acontece quando duas ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes, após ingestão de alimentos ou água da mesma origem, ou quando o município tem um padrão de casos por semana e ocorre o aumento. Segundo a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), os números dos primeiros 10 meses de 2024 são maiores do que os do ano passado inteiro, quando foram registradas 357 mil notificações e 67 surtos.
A transmissão de doenças gastrointestinais ocorre por consumo de água e alimentos contaminados, contato com outras pessoas doentes e animais. Lavar as mãos com água e sabão, desinfetar os utensílios usados na preparação de alimentos, tratar a água para consumo e evitar o consumo de alimentos crus são algumas das medidas de prevenção. Band News