Qualidade da internet será fiscalizada em Curitiba

 


O Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, vai fazer uma fiscalização na qualidade dos sinais de 4G e 5G oferecidos pelas operadoras em Curitiba. A ação será realizada durante a próxima semana e faz parte da Blitz da Telefonia Móvel. A fiscalização tem rodado o Brasil com o objetivo de verificar o funcionamento da internet em pontos onde há mais reclamação da população.


Na capital do Paraná, 22 pontos serão analisados. Em cada um deles serão seis canais de medição com aparelhos celulares, sendo três deles travados na tecnologia 4G e outros três vão captar sinais de 3G, 4G e 5G.


Os técnicos da Anatel vão passar por vários pontos da cidade, entre eles as praças Rui Barbosa e Nossa Senhora de Salete; pelos terminais de ônibus Santa Cândida, Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e Sítio Cercado; pelos parques Barigui e Tingui; pela Rua das Flores, Jardim Botânico, Santuário da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Trevo do Atuba e no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.


A ação faz parte do programa ConectaBR, que traz parâmetros rigorosos de cobertura e de acesso à banda larga móvel para cumprimento pelas operadoras.


O programa tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, que passou de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mega bytes por segundo e do 5G, para 100 mega bytes por segundo. No ano passado, a Blitz passou por várias cidades, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem