Não há registros de avião desaparecido no Paraná, informa Cindacta


 O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) não confirma a informação de que há uma aeronave na região da Serra do Mar do Paraná em que, supostamente, moradores de Morretes tenham ouvido o forte barulho no início da tarde desta quinta-feira (1º). Conforme o órgão, também não haver registro de atraso no radar.


No momento, equipes do Corpo de Bombeiros realizam o trabalho via terrestre, com uso de drone com câmera termal e helicóptero, para encontrar o que teria causado o barulho. A corporação afirma que as buscas pela suposta aeronave na Serra do Mar do Paraná seguem até o anoitecer.


Ainda que a situação tenha acontecido próximo ao meio-dia, as equipes ainda não conseguiram localizar a causa do estrondo devido à forte neblina presente na região de mata. Com isso, o trabalho de busca área é comprometido. De acordo com os mapas do Simepar, a divisa entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do estado apresenta nuvens baixas.


Probabilidade de ser uma queda de avião na Serra do Mar do Paraná é baixa

Em entrevista à BandNews Curitiba, o professor de segurança de voo, Mauricio Lorenzini, descartou a possibilidade de uma aeronave ter caído na região da Serra do Mar do Paraná.


Ele explica que, se houvesse uma aeronave voando na região no mesmo do registro da queda, o Cindacta teria informações sobre essa aeronave. “E, uma vez tendo a informação e ela perdendo a comunicação com o órgão de controle, o órgão de controle, com seu aviso Cindacta II, no Bacacheri, ele teria acionado o SALVAERO”, explica Lorenzini.


SALVAERO é, de acordo com o professor de segurança de voo, o sistema de busca e salvamento de aeronaves. Com ele, e com as informações do órgão de controle, haveria o prefixo da aeronave desaparecida e facilitaria a busca. “Então, como esse fato se deu pela manhã, é muito provável que não tenha sido uma ocorrência (queda de aeronave)”, conclui Lorenzini.


*Com Mirian Villa – BandNews Curitiba

Postagem Anterior Próxima Postagem