Mais de 2.300 homens morreram por doenças crônicas no Paraná

 


No Paraná, neste ano, cerca de 2.379 homens morreram por doenças crônicas. Dentre elas estão as doenças cardíacas, respiratórias, diabetes e doenças do aparelho circulatório. A campanha estadual Agosto Azul, lançada nesta quinta-feira (1), reforça sobre prevenção da saúde da população masculina.


Com o tema “Prevenção de Doenças Crônicas e Tabagismo”, a campanha lançada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra a importância de manter hábitos de vida mais saudáveis. Considerado uma doença crônica, o tabagismo é responsável por várias comorbidades.


De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, o levantamento mais recente do Ministério da Saúde, estima-se que 17% dos homens acima de 18 anos são fumantes no Paraná. De acordo com a Sesa, a população masculina tende a acessar os serviços de saúde de forma tardia, o que faz com que algumas doenças já estejam em estados mais avançados quando diagnosticadas.


A secretaria ainda afirma que essa demora pode trazer consequências graves à saúde, além de trazer ônus ao Sistema Único de Saúde (SUS). Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem