A primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, foi a criadora do primeiro restaurante popular do Brasil. A inauguração aconteceu em 1993, ainda durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito da capital paranaense. No mesmo ano, ela criou a Fundação de Ação Social, responsável pelo acolhimento das pessoas em situação de rua.
Para o arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, a empatia era uma marca da personalidade dela.
Como primeira presidente da FAS, Margarita lançou o Liceu e Linhas de OfÃcio, além da Casa de Acolhida e do Regresso. Para o arcebispo, a primeira-dama era de “inteligência rara”.
Ela também foi a responsável pela implementação de programas como o Vale Vovó, Vale Creche, Carrinheiro Cidadão e Fazenda Solidariedade. A atual presidente da FAS, Maria Alice Erthal, afirma que Margarita era a mentora da instituição.
Outro destaque que leva a assinatura da primeira-dama foi a fundação da primeira instituição do paÃs para o acolhimento de mulheres em situação de risco social e vÃtimas de violência doméstica, a Pousada Maria.
Margarita Sansone atuou também como assessora da Casa Civil do Governo do Paraná e do Museu Oscar Niemeyer (MON). Ela era formada em economia, jornalismo, arqueologia e história da arte e foi professora de Literatura Francesa. Poliglota, a primeira-dama era fluente em inglês, espanhol, francês, italiano e catalão. Band News