Será apresentado na quarta-feira (8) pelo Governo do Paraná o início do projeto do VLT Expresso Metropolitano. A linha deve ser implementada em um trecho de 21 quilômetros entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, ligando o Centro Cívico ao Aeroporto Afonso Pena.
Segundo antecipado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o sistema deverá substituir o BRT do eixo Boqueirão, que passa pela Avenida das Américas. A canaleta no local custou 5 milhões e meio de reais e foi idealizada para a Copa do Mundo, mas ficou sem receber biarticulados.
Nós questionamos a AMEP sobre quais linhas do transporte coletivo passam pelo local atualmente, mas não tivemos retorno. O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que irá entregar uma análise dos estudos técnicos necessários ao projeto.
As informações irão basear o modelo de concessão, que deve ir a leilão na Bolsa de Valores, com previsão inicial de investimentos de cerca de dois bilhões e meio de reais. Band News