O Ministério do Trabalho e Emprego afirma que problemas de gestão da Cooperativa C.Vale causaram a explosão em Palotina, no oeste do Paraná. O caso foi registrado em julho de 2023.
Na ocasião, 10 pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas. A apuração da pasta concluiu que o acidente foi favorecido pela “atmosfera explosiva” criada pelo acúmulo de poeira resultante da movimentação de grãos nos silos de armazenagem. No entanto, a causa específica da explosão não foi determinada.
O documento não detalha, por exemplo, se a ignição foi causada por faísca ou por fogo. O relatório foi encaminhado ao Ministério Público do Trabalho, que será responsável por analisar os próximos passos. Uma das possibilidades é o pedido de abertura de uma ação civil. Procurado pela reportagem, o Ministério do Trabalho e Emprego não respondeu às solicitações.
Em nota, a Cooperativa C.Vale diz que o relatório de análise de incidente de trabalho é confeccionado com base em coleta de dados e informações de forma unilateral pelos auditores do Ministério do Trabalho, não existindo a possibilidade de contraditório e ampla defesa.
Ainda de acordo com a nota, o relatório não aponta de forma conclusiva as causas do sinistro, o qual depende do resultado do laudo da Polícia Científica, que ainda não foi apresentado. A cooperativa conclui dizendo que mobiliza esforços e recursos necessários para prestar atendimento e apoio aos colaboradores atingidos pelo incidente e familiares das vítimas. Band News