Canal do Varadouro será transformado em um canal navegável para médias embarcações, abrindo caminho para o turismo, afirma Marcio Nunes. O governo paranaense, sob a gestão de Ratinho Junior (2023 a 2026), está investindo impressionantes R$ 2 bilhões em obras de infraestrutura no litoral paranaense. O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, enfatiza que se trata de um conjunto de obras sem precedentes na história do Paraná, especialmente na região litorânea.
Ao enviar maquinaria pesada para a até então negligenciada faixa litorânea do Estado, o governador está cumprindo uma promessa de campanha feita em seu primeiro mandato: dar prioridade e apoio ao desenvolvimento do turismo no Estado. Márcio Nunes, deputado estadual da região de Campo Mourão, Noroeste do Estado do Paraná, tem se destacado como gestor na área do turismo.
Ele observa que a Grande Reserva da Mata Atlântica, uma região de incrível biodiversidade, aliada ao maior porto exportador de grãos e importador de fertilizantes - o Porto de Paranaguá - mantém um equilíbrio essencial no ecossistema que também contribui para a qualidade de nossas praias.
Para que nossa reserva florestal e nosso litoral fossem beneficiados com obras de infraestrutura, tivemos que atuar em duas frentes: a política, com uma nova abordagem para licenciamentos ambientais e investimentos.
Tivemos que enfrentar a questão do meio ambiente com responsabilidade técnica e jurídica, e hoje podemos comemorar esse ambiente de construção", afirmou o secretário de Turismo do Estado.
Márcio Nunes enxerga uma relação intrínseca entre o meio ambiente e o turismo. Para ele, Curitiba, a capital do Estado e sua região metropolitana, estão estrategicamente posicionadas a poucos quilômetros da Mata Atlântica, semelhante à relação entre Santiago (Chile) e a Cordilheira. Portanto, existe uma colaboração entre o gestor da capital e o governo do Estado para promover e internacionalizar o turismo de natureza.
Os investimentos do governo paranaense na área do litoral e na região da Mata Atlântica incluem a Ponte de Guaratuba, o desassoreamento do Canal do Varadouro, que liga o Paraná a São Paulo, a construção da Escola do Mar na Ilha das Cobras, a duplicação da rodovia que conecta a BR-277 à Praia de Leste e desta à Pontal do Paraná, além da expansão da praia de Matinhos.
O Canal do Varadouro passará por melhorias com o objetivo de transformá-lo em um canal navegável para médias embarcações, abrindo caminho para o turismo vindo de São Paulo até Paranaguá. "Todas essas obras no litoral paranaense facilitarão ainda mais o crescimento do turismo no Estado", enfatizou o secretário. Paraná Portal