O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) puniu a dupla Athletico e Coritiba com a perda de um mando de campo cada pela confusão entre os torcedores no clássico Athletiba, em 16 de fevereiro, no Couto Pereira. Além disso, o Rubro-Negro foi multado em R$ 70 mil e o Coxa em R$ 50 mil.
Os dois clubes foram punidos pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): "Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial".
Os advogados de ambos os clubes devem entrar com um pedido de efetivo suspensivo para que Athletico e Coritiba joguem em seus estádios na reta final do Campeonato Paranaense. Caso não consigam, a pena pelo menos não vai afetar as partidas do fim de semana, já que a punição tem que ser cumprida em até dez dias.
O Coxa joga no próximo sábado (19), às 16h, contra o Cianorte, no Couto Pereira, e o Athletico enfrenta o Londrina, no domingo (26), também às 16h, na Arena da Baixada.
RELEMBRE O QUE ACONTECEU DURANTE O CLÁSSICO ENTRE CORITIBA E ATHLETICO
Dentro do estádio, os torcedores de Coritiba e Athletico começaram a se provocar e iniciaram uma confusão. No início da briga, apenas seguranças particulares realizavam a proteção na divisória na arquibancada.
O clássico ficou paralisado por mais de cinco minutos durante o primeiro tempo e só retornou quando a Polícia Militar apartou a discussão. Diversas divisórias e grades utilizadas para separar os torcedores foram danificadas na ação dos torcedores.
Para evitar uma nova confusão, o planejamento inicial era que a torcida do Athletico saísse somente depois dos torcedores do Coritiba. Porém, a ideia não deu certo. Na saída dos athleticanos, houve uma nova correria na rua em que fica a torcida organizada do Coxa.
Paraná Portal