A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba irá iniciar a vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos a partir da próxima segunda-feira (17).
A vacinação será iniciada pelos grupos infantis prioritários como as crianças acamadas, institucionalizadas, indígenas e quilombolas.
A partir da terça-feira (18), a vacinação irá englobar crianças de 9 a 11 anos com deficiência permanente e comorbidades, sendo esses imunizantes aplicados em dez unidades de saúde.
“É com muita felicidade que recebemos a notícia da chegada ao Paraná das vacinas que vão proteger nossos curitibinhas.
É mais uma vitória da Ciência o sucesso e eficiência do imunizante contra a covid-19 também para as crianças. Curitiba está pronta para vacinar nossos pequenos, para tranquilidade das famílias da cidade”, explicou o prefeito Rafael Greca.
A definição do cronograma inicial segue a recomendação do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, até pela quantidade de vacinas e periodicidade dos embarques dos imunizantes ainda não ter sido divulgado.
Novos grupos de crianças serão convocados pela Secretaria em ordem decrescente de idade, a medida que novos lotes de vacina cheguem a capital paranaense.
A única vacina liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a aplicação em crianças é o imunizante da Pfizer e será ministrada em duas doses, com intervalo de oito semanas.
Os pais ou responsáveis legais precisam realizar o cadastro das crianças no aplicativo Saúde Já, sendo necessária a presença de um responsável no local de vacinação para assinar um termo de consentimento.
Ainda será preciso apresentar documento de identificação com foto da criança, comprovante de residência em nome do responsável. Paraná Portal