Em Altamira do Paraná falta água potável para consumo de comunidades rurais


Altamira do Paraná é uma pequena cidade da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) com menos de dois mil habitantes, segundo o IBGE. 

 A economia do município depende da agricultura. E a agricultura depende das condições climáticas. Nos últimos três anos o campo está sendo castigado pela estiagem. 

Minas e poços artesianos estão secando. 

 O prefeito de Altamira, José Oliveira, o Branco, diz que as chuvas estão muito irregulares por isso a situação se agravou. Em janeiro de 2021, por exemplo, choveu bastante, até mais do que o esperado, mas em seguida vieram sete meses de seca. 

” Em janeiro do ano passado, choveu quase janeiro inteiro, mas ficou quase 7 meses com pouca chuva, de uns tempos para cá choveu, agora em outubro choveu bastante mais de 500 milímetros, encheu o rio, encheu mina, tudo voltou ao normal, só que dai pra cá quase não choveu […], a seca já vem de uns 3 a 4 anos, muitas vezes a gente não chegou a perceber isso, chove bastante de uma vez e depois fica tempos sem chover”, afirma Branco. 

 A crise é tão grave que nos últimos dias falta água até para consumo humano nas comunidades rurais. Pelo menos 30 famílias dependem de caminhão-pipa para beber água. 

“Começou a faltar agua nos sítios, na área rural, o pessoal comeu a pedir socorro, e a gente começou a levar agua para o pessoal, graças a Deus a gente ganhou um caminhão pipa bem no finalzinho do ano, temos atendido varias comunidades rural aqui, porque o pessoal não tem poço artesiano em todas as comunidades, as vezes tem o poço, mas começou a secar e faltar água em algumas residenciais […], se Deus quiser logo começa a chover e volta ao normal”, concluí.

 Na área urbana de Altamira não falta água porque o abastecimento vem de um poço artesiano que tem grande vazão e está perto de um rio. O serviço de água e esgoto na cidade é prestado pela Sanepar. GMConline
Postagem Anterior Próxima Postagem