Paraná assume o comando do Codesul


 Foi realizada nesta terça-feira (16), em Curitiba, a última reunião de 2025 do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O encontro reuniu os governadores Ratinho Junior (Paraná) e Jorginho Mello (Santa Catarina), presencialmente, e os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), de forma remota.


Um dos destaques do dia foi a transferência da presidência do bloco. Ratinho Junior foi escolhido como sucessor de Eduardo Riedel no comando da entidade. Os governadores apresentaram um balanço das ações dos últimos dois anos (2024-2025) e definiram as prioridades para o ano de 2026. Um dos assuntos em pauta foi a criação do Fundo Constitucional para as regiões Sul e Sudeste.


Segundo o governador do Paraná, Ratinho Junior, a expectativa é que o tema avance no Congresso Nacional em 2026.


A integração das das forças de segurança também está entre as prioridades do bloco.


Outro assunto em pauta foi a questão das mudanças climáticas. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, ressaltou a importância de investimentos conjuntos em busca de soluções para o problema.


O Codesul, fundado em 1961, tem como principal objetivo buscar o desenvolvimento regional, reduzindo desequilíbrios e atuação em questões comuns aos estados-membros.  Band News

أحدث أقدم