Os curitibanos brindaram o Ano Novo como de costume com as queimas de fogos em diversos bairros da capital. Mas os moradores relataram que nessa virada os fogos tiveram menos barulho.
Quem tem animal doméstico sabe que os barulhos acabam tendo um efeito negativo nos bichinhos. Próximo ao Terminal do Campo Comprido, os moradores disseram que teve bastante queima de fogos, mas com menos barulho em relação aos anos anteriores.
A moradora Tatiane Maulepis que tem quatro cachorros disse que por volta de 00h20 os barulhos já tinham passado.
Uma lei sobre isso foi regulamentada em dezembro de 2019. A lei dispõe sobre a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifÃcio e artefatos pirotécnicos de alto impacto ou com efeitos de tiro no MunicÃpio de Curitiba.
Essa lei não abrange a utilização de fogos de artifÃcio com apenas efeitos visuais e de cores, os ditos luminosos, que produzam efeitos visuais sem tiro, compatÃveis com as categorias A e B, do Decreto-Lei Federal nº 4.238, de 8 de abril de 1942. Essa já é uma situação que ganha força em todo o Brasil.
Muitas cidades usaram os fogos ‘silenciosos’ que trazem apenas os efeitos luminosos. Outro bairro de Curitiba em que moradores perceberam a diminuição desses barulhos na virada, foi o Santa Cândida.
O morador Ederson Souza ficou admirado que na comunidade quase não teve barulho.
A lei prevê multa e recolhimento de material em caso de barulho excessivo. Band News