O prefeito Eduardo Pimentel realizou, na manhã desta quinta-feira (2), a primeira reunião do secretariado da Prefeitura de Curitiba para a gestão 2025-2028.
Na ocasião, Pimentel assinou o decreto que visa a redução da tarifa de ônibus aos domingos e feriados. A medida com a tarifa de R$ 3 será válida a partir deste domingo (5). O prefeito também garantiu que o valor da passagem, hoje em R$ 6, não terá aumento.
Na contramão de várias capitais que anunciaram reajustes neste início de ano, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte, Curitiba não reajusta sua tarifa desde 2023 e vai trabalhar, dentro do novo contrato de concessão que está sendo formatado para o transporte coletivo, a possibilidade de reduzir ainda mais a tarifa, diz a Prefeitura.
O benefício de meia passagem será válido para pagamento em dinheiro e cartões (transporte, débito e crédito).
Tarifa Zero para quem precisa
Um dos projetos que deve ser implantado até fevereiro é o Tarifa zero para quem precisa, que vai beneficiar pessoas com cadastro no Sine que estão à procura de um emprego. Serão duas passagens gratuitas, no cartão transporte, que serão concedidas para que a pessoa possa ir e voltar da sua entrevista de emprego.
Pouco antes de assinar o termo que institui a meia tarifa, Pimentel participou da cerimônia do hasteamento da bandeira, juntamente com o vice-prefeito, Paulo Martins, e o secretário municipal de Governo, Marcelo Fachinello. Após os hinos, ele subiu a rampa do Palácio 29 de Março. Prefeito e vice-prefeito receberam a benção do pastor Cirino Ferro e do capelão da Guarda Municipal, Marcos Camargo, em cerimônia com a presença de vereadores, secretários e administradores regionais.
A reunião foi aberta à imprensa durante os 15 primeiros minutos e depois tornou-se privada. O prefeito em conjunto com o primeiro escalão da administração municipal começou a definir as superintendências e diretorias.
Pimentel comentou que três desafios principais vão dominar os primeiros seis meses de seu governo: a gestão de resíduos, o novo contrato de concessão do transporte coletivo e o novo Plano Diretor de Curitiba. Durante o evento, o prefeito fez um resumo dos principais projetos para o governo na área de saúde, educação, habitação, para o cuidado com as pessoas em situação rua e a revitalização do Centro da cidade. Bem Paraná