Desde sábado (28), em menos de uma semana, mais de 48 toneladas de lixo foram recolhidas das areias das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O serviço é oferecido pela Sanepar. A média da coleta ultrapassa oito toneladas, por dia. Na segunda-feira (30), o total de lixo recolhido alcançou nove toneladas e meia.
Segundo a Sanepar, o volume acumulado nos seis dias de trabalho soma quase três toneladas a mais que o mesmo período da temporada passada. O trabalho das equipes da Companhia de Saneamento é feito somente na faixa de areia do litoral. As limpezas das ruas dos balneários são de responsabilidade das prefeituras dos municípios. Na temporada passada, em apenas um dia, o total recolhido alcançou 14 toneladas.
Nove equipes trabalham na orla das oito e meia da manhã ao meio dia e das duas às cinco e 20 da tarde, todos os dias. Durante a noite, o serviço é feito com as chamadas máquinas saneadoras. Os equipamentos revolvem e peneiram a areia em profundidade média de 20 centímetros e recolhem resíduos pequenos. As equipes noturnas fazem a limpeza nas areias e também após os shows programados para a temporada de verão.
A partir deste sábado (04), o serviço vai começar a ser feito diariamente às seis e 15 da manhã. As oito toneladas de lixo recolhidas todos os dias nos balneários são compostas por latas, garrafas de vidro, restos de alimentos e frutas, canudos, papel, bitucas de cigarro e plásticos nas mais variadas formas. Band News