Os 38 vereadores de Curitiba eleitos tomaram posse nesta quarta-feira (1º), durante uma cerimônia na Câmara Municipal de Curitiba. Do total, 20 são novos no cargo e outros 18 são parlamentares que foram reeleitos.
As eleições de 2024 marcaram a maior renovação da história da casa, além do recorde da bancada feminina. Nesta gestão, 12 dos parlamentares eleitos são mulheres.
A Casa também terá mudanças, já que três vereadores deixarão a Câmara para assumir cargos no primeiro escalão da Prefeitura de Curitiba. Amália Tortato (Novo), vai assumir a Secretaria do Desenvolvimento Humano. Marcelo Fachinello (Podemos) estará à frente da Secretaria do Governo Municipal. Já o Professor Euler (MDB) foi escolhido para cuidar da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
A sessão que marcou a instalação da nova legislatura foi presidida pela Mesa provisória, composta por Jasson Goulart e Indiara Barbosa. Goulart foi o vereador mais votado, com mais de 21 mil votos. Ele convidou a vereadora Indiara Barbosa, reeleita para o segundo mandato, para compor a Mesa provisória. O parlamentar afirma que está satisfeito com a renovação da Câmara.
Na última eleição, o segundo vereador mais votado foi Guilherme Kilter (Novo), com cerca de 16 mil votos. Ele também comemorou o número de novos parlamentares e afirmou que vai seguir com as pautas divulgadas durante a campanha.
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba será feita nesta quinta-feira (2), às 14h. Band News