Sobe para 16 mil número de pessoas afetadas pelas chuvas


 Sobe para mais de 16 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas que atingem o Paraná. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, atualizado na manhã desta terça-feira (10), 28 municípios do estado registraram estragos. Quase 70 pessoas seguem desabrigadas.


Em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, a tempestade aliada ao vendaval atingiu quase 6 mil moradores.


Enxurradas, deslizamentos e alagamentos também foram registrados em outras áreas. Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi uma das cidades mais afetadas. Em Araucária, também na RMC, alagamentos foram registrados.


Em uma das situações, um muro de contenção caiu e atingiu o bloco de um apartamento na noite de segunda-feira (9). A suspeita é que o alto volume de água e possíveis problemas de escoamento tenham causado a queda, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Ninguém se feriu.


Já na capital, 116 quedas de árvores foram comunicadas, além de 54 pontos de alagamento. Riscos de desabamento em residências também foram comunicados à Defesa Civil de Curitiba em diferentes bairros, como Alto da Glória, Tatuquara, Campo do Santana, Bairro Alto e Mossunguê.


Em pouco mais de três dias, a capital alcançou os 200 milímetros de chuva na Estação Meteorológica da Defesa Civil localizada no Parque Barigui. O acumulado supera o volume de chuva esperado para todo o mês inteiro de dezembro. A média histórica da cidade fica em 130 milímetros.


Altos acumulados também foram registrados em outras regiões do estado, como ressalta o porta-voz da Defesa Civil do Paraná, capitão Marcos Vidal.


Ainda segundo o capitão, os níveis de rios também seguem sob monitoramento, mesmo com o enfraquecimento da chuva nesta terça-feira (10).


De acordo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, a mudança no tempo deve inclusive trazer de volta o sol ao estado.


O meteorologista também ressalta que o tempo segue com sol até o fim da semana, quando o Paraná pode ter novos registros de pancadas de chuva.


Em caso de emergências por conta do tempo, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.


Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem