Prefeitura reforça ações para diminuir pessoas em situação de rua

 


O número de pessoas que vivem em situação de rua no Paraná cresceu no último ano, de acordo com um relatório apresentado pela Defensoria Pública do Estado, com base nos dados do Cadastro Único. A Prefeitura tem aumentado e reforçado os programas sociais que acolhem e orientam essas pessoas. Curitiba concentra o maior número de pessoas que não têm casa para morar.


Em agosto de 2023, eram 3.342 famílias nesta condição na capital paranaense. Neste ano, aumentou para 4.057 famílias. Em 2024 o número de famílias nesta condição em todo o estado é de 14.638.


Antonio Vitor Barbosa de Almeida, defensor público e coordenador do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos relata que o aumento é de 27% em relação ao ano de 2023, que registrou 11.497 famílias morando nas ruas de diversas cidades do Paraná. Mas que esse número pode ser bem maior.


A Prefeitura de Curitiba oferece uma rede de proteção social, com dez centros de referência especializados em assistência social, com casas de acolhida, mesa solidária, cursos profissionalizantes e atendimento de saúde nas praças em vários bairros da capital.


A Diretora de Atenção à População em situação de rua da Fundação da Ação Social, a FAS, Grace Puchetti, afirma que os programas do município estão todos ativos para ajudar quem hoje não tem casa.


Segundo a Defensoria Pública do Estado, a pandemia da Covid-19 também colaborou com esse aumento de famílias nas ruas do estado. Um dos agravantes nessa situação, tem sido a chegada de muitas famílias que se mudam para a capital em busca de uma vida melhor. Muitas dessas famílias já entram na cidade em situação de rua, segundo o Defensor Público.


Os novos moradores que chegam à cidade recebem orientações, registro civil, além de serem encaminhados à cursos e oportunidades de trabalho, reforça a Diretora da FAS.


Há também encaminhamentos para outros serviços de acordo com a necessidade da pessoa atendida, como cursos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional, encaminhamento para vagas de emprego, e principalmente o atendimento técnico para a superação das vulnerabilidades sociais.   Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem