Dezembro começa com o tempo já apresentando grandes reviravoltas. Isso porque um novo ciclone bomba está em formação na Costa do Uruguai entre domingo, 1º, e segunda-feira, 2 de dezembro, segundo previsão do MetSul Meteorologia.
No entanto, no Paraná a previsão é de menor instabilidade, mas temporais pontuais não são descartados entre à noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira. Com isso, podem ocorrer tempestades, com raios, granizo e fortes ventos. A rápida formação do ciclone, contribuirá para a severidade das tempestades.
Cinco municípios do Sudoeste do Paraná estão em alerta laranja para tempestades com ventos de até 100 km/h. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e válido até as 23h59 deste domingo, 1º.
Municípios em alerta laranja no Paraná:
Barracão
Bom Jesus do Suk
Flor da Serra do Sul
Marmeleiro
Salgado Filho
Santo Antônio do Sudoeste
Ainda conforme as informações do MetSul, essa mudança do tempo é provocada pelo avanço de uma linha de instabilidade pré-frontal e o deslocamento de uma frente fria, o que favorece a formação de um ciclone na costa do Uruguai, No entanto, como a evolução do sistema é rápida, o ciclone bomba se desloca no meio do Atlântico.
Neste movimento a previsão é de que temporais, com o deslocamento para Norte da linha de instabilidade pré-frontal com múltiplas células de tempestades, afetem o estado de Santa Catarina no final do domingo e na madrugada da segunda-feira.
Tempo segue abafado no Paraná
A segunda-feira, 2 de dezembro, segue com tempo mais abafado, logo no início do dia, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O aquecimento precede ao avanço da frente fria pelo Sul do País.
No Paraná, o eixo mais instável deste sistema frontal (frente fria), tem aproximação entre a madrugada e manhã, com pancadas de chuva e risco de temporais (vento, chuva forte e possibilidade de granizo), a partir do setor oeste do estado.
Do período da tarde para a noite, risco de temporais nas demais regiões. Com aumento da nebulosidade e chuva, o abafamento diminui, a partir do oeste, com demais regiões na sequência da tarde/noite. Bem Paraná