O homem que passou a noite de Natal acampado de forma emergencial no Pico do Paraná, recebeu alta na tarde desta quarta-feira (25). Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do Boa Vista, após ser resgatado pela manhã, por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
O homem passou mal e travou a própria coluna, ao subir a trilha do maior pico da região sul do Brasil. O trajeto em meio à mata, na Serra do Ibitiraquire, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, leva ao cume que fica a 1.900 metros do nível do mar, onde o homem ficou imóvel.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Daniel Kaneko Leal, diz que pelo estado de saúde a vítima não conseguiria descer do local por conta própria.
Quando iniciou a trilha, o homem estava acompanhado de um amigo, que ficou junto dele, prestando o apoio emergencial. Os dois não estavam com os equipamentos necessários para pernoitar no local e não tinham experiência para realizar trilhas complexas.
O jovem resgatado sofre ainda com hérnia de disco, um desgaste na coluna que pode resultar no travamento da estrutura.
Para o resgate, quatro bombeiros militares foram destacados e também tiveram que passar a noite em meio à mata, já que o acesso por aeronave não era possível, devido às condições do tempo.
Dois militares se deslocaram ainda durante a noite para o cume, onde a dupla aguardava o resgate. Com a ajuda, eles desceram até um ponto de apoio, em um local mais baixo, onde o acesso com o helicóptero foi possível de ser realizado pelo Corpo de Bombeiros. Band News