Aeroporto Afonso Pena ganha novo voo internacional: “Curitiba acessível para toda a América Latina”


 O Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ganhou nesta terça-feira (3 de dezembro) mais uma opção de voo internacional. É que hoje entrou em operação a quinta rota internacional do terminal, cujo destino é Assunção, capital do Paraguai. Os voos serão operados pela Azul, com duas frequências semanais, sempre às terças e sábados.


O voo inaugural da rota decolou do Aeroporto Internacional Afonso Pena às 11h40 desta terça e chegou na capital paraguaia por volta de 13h30. No mesmo dia, pouco depois das 16 horas, o primeiro voo de Assunção para Curitiba pousou no terminal metropolitano. Ambas as operações estiveram lotadas, demonstrando a alta demanda por essa nova rota.


Cinco voos internacionais partindo da Grande Curitiba

Com a nova operação, Curitiba agora soma ligação aérea direta com cinco países: Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Neste ano, inclusive, o Paraná conquistou o dobro de opções de rotas para destinos internacionais com partidas e chegadas no Afonso Pena.


Antes, o terminal já possuía voos diretos partindo de Curitiba para Montevidéu (Uruguai) pela Azul, Buenos Aires (Argentina) pela Aerolineas Argentinas e pela Gol, além de Santiago (Chile) pela Latam. Neste ano, quatro novas opções foram incorporadas ao aeroporto: Lima, no Peru, pela Latam e com início no fim de outubro; Assunção, no Paraguai, pela Azul, que iniciou hoje; Buenos Aires pela JetSmart, com início em 11 de julho; e Santiago, no Chile, pela JetSmart, que começou a operar nesta semana.


Tornar Curitiba atrativa e acessível para toda a América Latina

Gerente de Negócios Aéreos da CCR Aeroportos, concessionária responsável por administrar o Afonso pena, Graziella Delicato afirma que a inauguração da nova rota internacional fecha com “chave de ouro” o ano de 2024. Ainda segundo ela, tudo faz parte de uma estratégia para fazer a capital paranaense mais “atrativa e acessível” para toda a América Latina.


“A gente mais que dobrou o número de frequências internacionais para o aeroporto do Afonso Pena. Eu acho que a inauguração da nova rota representa a consolidação da nossa estratégia de fazer com que Curitiba comece a ser atrativo, acessível para toda a América Latina. Agora temos cinco países ligados à Capital e, com isso, também há um aumento da conectividade no aeroporto, pra gente ter um impacto dobrado: você atrai o voo internacional e também melhora os voos domésticos que vão acabar ligando com esse voo”, afirma.


Ainda segundo ela, a “linha-direta” entre a capital paraguaia e a capital paranaense pode representar uma importante ponte para quem está atrás de fazer negócios e também uma forma de fortalecer o turismo entre as duas regiões.


“A gente está ligando Curitiba à capital do país, Assunção, que é uma cidade super rica, com PIB per capita alto. E o pouco que eu fiz de pesquisa com os passageiros hoje que estavam embarcando, metade desses passageiros estão indo a negócios. Então são empresários paranaenses que estão indo trabalhar em Assunção, fazer negócios, indústria, além do lazer. 


E o que eu achei muito interessante nesse voo, tinha muitos passageiros idosos, da terceira idade, que também estão aproveitando para passear. Então é um mix. Mas o Paraguai como país está super bem posicionado economicamente, e o Paraná também é uma potência no sul do país. Então acho que vai só gerar negócios bons para os dois lados.”


Seguindo na mesma linha, Darci Piana, vice-governador do Paraná, destaca que a nova operação é mais uma possibilidade de turismo e de negócios. “O Paraná que está crescendo, está colocando o seu estado a nível mundial, interligando países. Isso é muito bom pra gente e para o nosso estado.”


Novas voos internacionais à vista?

Questionada sobre a possibilidade de Curitiba ganhar novas rotas internacionais em breve, Delicato apontou que a concessionária, a partir de agora, deve voltar seus esforços para abrir novos voos do estrangeiro e para o exterior em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.


“A gente trabalha muito forte. A CCR representa aqui o aeroporto de Londrina, Foz do Iguaçu e Curitiba. E o nosso plano para 2025, para Curitiba, é consolidar o que a gente conquistou esse ano com o apoio do governo do Paraná, do Viaje Paraná, do Instituto Municipal de Turismo. 


E eu acho que agora também é o tempo da gente também insistir e aumentar, ter esse crescimento também pro lado de Foz do Iguaçu, que é um destino internacional do mundo, que está preparado para receber e tem muito visitante internacional. Então acho que tem muito potencial pra gente trabalhar com Foz do Iguaçu esse ano também”, aponta a gerente. Bem Paraná

Postagem Anterior Próxima Postagem