Só seis deputados do Paraná assinaram PEC pelo fim da escala de 6×1 no trabalho. Veja quem são

 


Até o começo da tarde desta terça-feira (12), entre a bancada paranaense, apenas os deputados federais do PT e o deputado Luciano Ducci (PSB) haviam assinado a petição para uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que visa acabar com a escala de trabalho de 6×1 (seis dias de trabalho para um dia de folga). Além de Ducci, Carol Dartora, Gleisi Hoffmann, Tadeu Veneri, Welter e Zeca Dirceu, do PT, estão entre os 154 deputados que já assinaram a proposta da deputada Erika Hilton (PSOL-SP). Para avançar na Câmara, a PEC precisa de pelo menos 171 assinaturas de deputados.


Por meio de uma ampla mobilização iniciada pelo Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), as redes sociais dos deputados federais foram inundadas de comentários pedindo que assinem a proposta de emenda constitucional. Os deputados da bancada paranaense não ficaram de fora. O deputado Vermelho (PL) recebeu comentários até em publicações mais antigas. “Deputado, o senhor vai assinar pela PEC pelo fim da escala desumana 6×1?”, perguntou um usuário do Instagram em uma publicação de seis dias atrás.


Beto Richa (PSDB), em sua última publicação na rede, recebeu o seguinte comentário: “Acabou de sair a atualização da lista, a PEC já está com 134 assinaturas e até agora o nome do senhor não consta lá! Sinceramente, que decepção, deputado. Todo o povo trabalhador paranaense irá se lembrar disso”.


“Boa assinar a PEC contra a escala 6×1 Aliel, eu votei em você e gostaria de continuar acreditando que você pode me representar por termos ideais que se alinham!”, escreveu outro usuário do Instagram em publicação no perfil do deputado Aliel Machado (PV).


Luísa Canziani (PSD) ganhou um extenso comentário na mesa rede. “Boa tarde, Deputada. Como cidadão paranaense e londrinense, venho atenciosamente requerer a senhora aderir seu posicionamento à Proposta de Emenda à Constituição de autoria da Deputada Federal Erika Hilton (PSOL-SP) sobre o fim da escala 6×1. A atual escala permitida pela legislação brasileira tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. Mesmo sendo contrário a proposta, seria interessante o senhora aderir uma vez que permite aumentar e expandir a discussão de mudança dentro do nosso Congresso. Por favor, pronuncie-se sobre o tema!!!”


As cobranças vieram também pela plataforma X. O deputado Luciano Ducci (PSB) foi um dos cobrados. “Deputado, a esquerda apoiou sua candidatura para prefeitura de Curitiba. Você irá apoiar essa a causa dos trabalhadores também? Podemos contar com sua assinatura na PEC pelo fim da escala 6×1?”, perguntou um seguidor.


Pressionado também nas redes para votar pela PEC que acaba com a escala 6×1, Beto Richa (PSDB), informou ao blog que “O PSDB vai discutir uma posição conjunta. É preciso modernizar as relações trabalhistas, mas sem tumultos. O partido não aprovará nenhuma medida que traga insegurança a trabalhadores e empresários ou ameace direitos adquiridos.” Bem Paraná

Postagem Anterior Próxima Postagem