Maratona de Curitiba terá a maior edição da história neste domingo; veja as alterações no trânsito

 



Uma das maiores e mais tradicionais corridas de rua do Brasil terá a maior edição de sua história. Neste domingo (17), a Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 vai reunir mais de 13 mil atletas. As provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km têm percursos por ruas e avenidas de 22 bairros da capital paranaense. Por isso, o trânsito na cidade terá alterações aos motoristas durante a manhã dominical. Órgãos responsáveis pelo trânsito irão efetuar bloqueio de vias para a realização do maior evento do atletismo do Paraná. 


Neste domingo (17), vias utilizadas nos percursos das quatro distâncias aos corredores começam a ser bloqueadas de forma escalonada a partir das 3h. Praticamente todas as ruas e avenidas terão o fluxo normalizado até às 11h20. A exceção é Avenida Cândido de Abreu, com parte fechada a partir da madrugada de sexta-feira (15) para sábado (16). O trecho entre a Rotatória do Largo da China e a sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, será bloqueado antecipadamente para a montagem da estrutura da arena da Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024. 


Na região da arena do evento, no domingo (17), a Avenida Cândido de Abreu, no trecho entre as ruas Ernâni Santiago de Oliveira e Barão de Antonina, e a rua Aristides Teixeira, entre a Mateus Leme e a Cândido de Abreu, estará totalmente bloqueada aos motoristas das 3h às 11h20. As duas vias serão destinadas à concentração dos atletas para as largadas, que começam às 5h15, e para a dispersão dos participantes após as corridas.  


Além disso, um trecho da Avenida Dario Lopes dos Santos, entre as ruas Conselheiro Laurindo e Ostoja Roguski, terá o trânsito bloqueado para veículos entre 1h e 10h30 de domingo (17). Esta parte, de aproximadamente quatro quilômetros, recebe pontos importantes de apoio aos atletas nos percursos de 42 km e 21 km. 


Centro Cívico


No Centro Cívico estará o coração da Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024, neste domingo (17). A organização do evento espera um grande público, além dos atletas, para acompanhar a maior corrida de rua do Paraná. Ainda, a região recebe boa parte dos percursos das provas de 10 km e 5 km, bem como a chegada dos corredores que encaram a maratona (42 km) e meia maratona (21 km). Ruas importantes do bairro serão bloqueadas a partir das 3h30. 


Haverá bloqueios nas ruas Ubaldino do Amaral (entre Rua Amâncio Moro e Avenida Sete de Setembro), Mateus Leme (entre Rua Senador Xavier e Rua Deputado Mário de Barros), Dep. Mário de Barros (entre Rua Mateus Leme e Rua Campos Sales) e Lysímaco Ferreira da Costa (entre Rua Mauá e Av. Cândido de Abreu). Até às 11h20 o fluxo de veículos será normalizado, com liberação antecipada à medida que os atletas passarem pelas vias. 


Bloqueio escalonado de vias 


Após largarem, os atletas dos 42 km passam pelo Passeio Público nos primeiros quilômetros e percorrem o bairro Pinheirinho até completarem a metade da prova na Praça Afonso Botelho. Já no km 35, os maratonistas passam pelo Jardim Botânico. A região do Centro Cívico estará nos quilômetros finais, com a linha de chegada na Praça Nossa Senhora da Salete. Já os atletas da prova de 21 km percorrem parte do bairro Jardim Botânico no começo do percurso e os quilômetros finais serão pela região do Centro Cívico. 


Por isso, o fechamento de vias será escalonado, para minimizar os impactos no trânsito aos motoristas. As vias serão fechadas a partir das 4h30 e as liberações ocorrem de forma escalonada até às 11h20. Ruas e avenidas terão o fluxo de veículos normalizado tão logo passem os últimos atletas.


Por conta das largadas, os primeiros fechamentos começam às 4h30. Eles ocorrem na Alameda Augusto Stellfeld (entre as ruas Barão do Serro Azul e Alferes Ângelo Sampaio),  Rua Alferes Ângelo Sampaio (entre Alameda Augusto Stellfeld e Avenida Visconde de Guarapuava), somente na pista da direita da Avenida Visconde de Guarapuava (entre as ruas Alferes Ângelo Sampaio e Cândido Xavier) e na Avenida Sete de Setembro e Getúlio Vargas. Nestas vias, a estimativa é de liberação ao fluxo de veículos até 6h45.


A partir das 5h15, e com previsão de normalização até às 8h10, serão compartilhadas as seguintes vias: Rápida Centro Portão (entre Avenida Getúlio Vargas até a Arthur Bernardes), Rápida Centro / Pinheiro (entre Avenida João Bettega e Rua Des. Ernâni Guaritá Cartaxo), Rápida Pinheirinho / Centro (entre Rua Ipiranga e Avenida Getúlio Vargas) e Avenida Getúlio Vargas (entre Rua Guilherme Pugsley e Av. Mal Floriano Peixoto). 


Das 5h30 até às 10h30 estarão bloqueadas a Rua Engenheiros Rebouças (entre Avenida Dário Lopes dos Santos e Rua Conselheiro Laurindo) – neste trecho, a recomendação dos órgãos de controle de trânsito é que os motoristas utilizem Viaduto do Colorado como rota alternativa -, a Avenida Prefeito Osmar Sabbag (entre as ruas Engenheiros Rebouças e Sete de Abril), Rua Sete de Abril (entre Av. Visconde de Guarapuava e Rua Itupava), Rua Augusto Severo (entre as Ruas Alberto Bolliger e Rua Augusto Stresser) e Rua Comendador Fontana (entre Avenida Cândido de Abreu e Rua Mauá). 


Às 6h estará bloqueada parte da Avenida Marechal Mariano Peixoto. No sentido do bairro Hauer, o fechamento ocorre entre a Rua Brasilio Itiberê e Terminal Hauer. Já no sentido Centro, será do Terminal Hauer até a Linha Verde. Os motoristas podem utilizar a Avenida Comendador Franco para acessar a região central de Curitiba. Por volta das 9h20 o fluxo estará liberado na avenida, nos dois sentidos. 


Ainda, a partir das 6h15, serão fechadas as ruas Aluízio Finzetto (entre Avenida Linha Verde e Rua Chile) e Conselheiro Laurindo (entre Rua Chile e Avenida Dario Lopes dos Santos). As duas vias estarão liberadas até às 11h, conforme a passagem dos atletas. 


Com exceção do trecho das arquibancadas e da arena da Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024, na Praça Nossa Senhora da Salete, na Avenida Cândido de Abreu, entre Largo da China e Prefeitura de Curitiba, o fluxo de veículos estará completamente normalizado até às 11h20. A previsão da desmontagem de toda estrutura está prevista para ser finalizada até às 13h neste ponto, com a liberação imediata aos motoristas. 


Confira todo o descritivo de bloqueio de vias, por horários, a seguir. 


Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024


A primeira edição do evento aconteceu em 1997. Com um percurso técnico e desafiador pela variação de altimetria, a prova percorre 22 bairros da cidade e passa por alguns dos principais pontos turísticos curitibanos. A programação oficial do evento começa ainda nesta quinta-feira (14), com a abertura da Expo Maratona. Durante três dias, entre quinta e sábado (16), o Museu Oscar Niemeyer sedia a entrega de kits aos mais de 13 mil atletas e também oferece lojas e experiências com foco no corredor, ambientes gastronômicos, espaços instagramáveis e ativações de marca dos patrocinadores.


A Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024 tem o naming rights dos Grupo Potencial, patrocínio premium de Volkswagen Barigui, Parc Autódromo e Cetac, patrocínio smart de Assaí Atacadista, Pinati, Campo Largo e Sanepar, apoio de Unimed Curitiba e KWM, media partners Jovem Pan Curitiba e Ric TV Record TV e apoio institucional da Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado Paraná. A realização e organização são da Global Vita e da Associação Pro Correr. 


Horários de bloqueios no trânsito de Curitiba por trechos no domingo (17) 


0h às 13h


Av. Cândido de Abreu – Entre Rotatório do Largo da China e Prefeitura de Curitiba, Centro Cívico


1h às 10h30


Av. Dário Lopes dos Santos – Entre Rua Conselheiro Laurindo e Rua Ostoja Roguski, Rebouças/Jardim Botânico


3h30 às 11h20


Av. Cândido de Abreu – Entre Rua Ernâni Santiago de Oliveira e Rua Barão de Antonina, Centro Cívico


3h30 às 11h20


Rua Aristides Teixeira – Entre Rua Mateus Leme e Av. Candido de Abreu, Centro Cívico


4h30 às 6h20


Av. Visconde de Guarapuava (Pista direita) – Entre Rua Alferes Ângelo Sampaio e Rua Cândido Xavier, Batel


4h30 às 8h30


Rua Dep. Mário de Barros – Entre Rua Mateus Leme e Rua Campos Sales, Centro Cívico


Rua Lysímaco Ferreira da Costa – Entre Rua Mauá e Av. Cândido de Abreu, Centro Cívico


4h30 às 7h


Rua Ubaldino do Amaral – Entre Rua Amâncio Moro e Av. Sete de Setembro, Centro Cívico / Jardim Botânico


4h30 às 11h20


Rua Mateus Leme – Entre Rua Senador Xavier e Rua Deputado Mário de Barros, Centro 


Rua Comendador Fontana – Entre Av. Cândido de Abreu e Rua Mauá, Alto da Glória


5h15 às 6h


Alameda Augusto Stellfeld – Entre Rua Barão do Serro Azul e Rua Alferes Ângelo Sampaio, Centro Histórico/Bigorrilho


5h20 às 6h10


Rua Alferes Ângelo Sampaio – Entre Alameda Augusto Stellfeld e Av. Visconde de Guarapuava, Bigorrilho/Batel


5h25 às 6h30


Rua Cândido Xavier  – entre Av. Sete de Setembro e avenida Getúlio Vargas, Batel


5h25 às 6h50


Rua Guararapes – Entre Av. Getúlio Vargas até a Av. Presidente Arthur Bernardes, Batel / Portão


5h25 às 7h20


Rápida Centro / Pinheirinho – Entre Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes e Rua Des. Ernâni Guaritá Cartaxo, Portão/Novo Mundo/Capão Raso


5h30 às 11h


Rua Engenheiros Rebouças – Entre Av Dário Lopes dos Santos e Rua Conselheiro Laurindo. Rebouças/Jardim Botânico


Av. Prefeito Osmar Sabbag – Entre Rua Engenheiros Rebouças e Rua Sete de Abril, Jardim Botânico


Rua Sete de Abril – Entre Av. Visconde de Guarapuava e Rua Itupava, Alto da Rua XV


Rua Augusto Severo – Entre as Ruas Alberto Bolliger e Rua Augusto Stresser, Alto da Glória


5h40 às 08h25


Rápida Pinheirinho / Centro – Entre a Rua Ipiranga e Av. Getulio Vargas, Capão Raso / Portão / Agua Verde


6h10 às 8h25


Avenida Getúlio Vargas – Entre Rua Guilherme Pugsley e Av. Brigadeiro Franco, Água Verde/ Rebouças


6h10 às 8h40


Avenida Brasílio Itiberê – Entre Av. Brigadeiro Franco e Av. Mal Floriano Peixoto, Rebouças


6h20 às 9h20


Av. Mal Mariano Peixoto (Sentido Hauer) – Entre Rua Brasílio Itiberê e Terminal Hauer, Parolin/Hauer


6h30 às 9h30


Av. Mal Mariano Peixoto (Sentido Centro) –  Terminal Hauer e Linha Verde, Hauer/Prado Velho


6h30 às 9h50


Rua Aluízio Finzetto – Entre Av Linha Verde e Rua Chile, Prado Velho


6h40 às 10h


Rua Conselheiro Laurindo – Entre Rua Chile e Av. Dário Lopes dos Santos, Prado Velho


Serviços:


Maratona de Curitiba Grupo Potencial 2024


Data: 17 de novembro 


Distâncias: 42 km, 21 km, 10 km e 5km.


Inscrições esgotadas


Informações: www.maratonadecuritiba.com.br


Expo Maratona de Curitiba 


Data: 14, 15 e 16 de novembro


Local: Museu Oscar Niemeyer

Bem Paraná

Postagem Anterior Próxima Postagem