Quem tem dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado ou outras pendências no comércio pode participar do mutirão online do Procon/PR e deixar as contas em dia. A campanha começou em 1º de novembro e vai até o fim do mês.
De acordo com a diretora do Procon, Cláudia Silvano, todas as negociações só serão feitas pela internet, para participar é preciso fazer o registro na plataforma do Governo Federal, consumidor.gov.br e, informar o quanto pode pagar por mês para quitar a dívida.
Após fazer o registro, o banco ou a instituição financeira tem até dez dias para apresentar uma resposta ao consumidor. Ao receber a contra-proposta, o devedor tem 20 dias para analisar a possibilidade de se manifestar.
De acordo com as regras do mutirão, os consumidores não vão conseguir negociar dívidas que envolvam bens dados como garantia, como o financiamento de veículos, motocicletas, imóveis ou, contratos que estejam com as parcelas em dia.
Além da possibilidade de reconquistar o crédito na praça, o consumidor terá acesso ainda a plataforma meubolsoemdia.com.br, que oferece, de forma gratuita, vários conteúdos de educação financeira que podem ajudar o consumidor a adquirir créditos com responsabilidade. Band News