A nova gestão da Prefeitura de Curitiba, que comandará o município entre 2025 e 2028 sob o comando do prefeito Eduardo Pimentel, começa a ganhar uma cara. Nesta terça-feira (26 de novembro) foram anunciados os seis primeiros nomes do primeiro escalão do novo governo. São três novidades e três manutenções.
Entre as novidades está o anúncio do vice-prefeito Paulo Martins (PL) como o novo secretário de Desenvolvimento Econômico. Já o vereador reeleito Marcelo Fachinello (Podemos) será o novo secretário do Governo Municipal, enquanto Amália Tortato (Novo), também vereadora reeleita, assumirá a nova Secretaria de Desenvolvimento Humano. Martins e Tortato, inclusive, comandarão novas pastas, criadas pela nova gestão do município através de um remanejamento administrativo – sem aumento de gastos, uma vez que a estrutura já existe, assim como os servidores que trabalharão nelas.
Já os três nomes que já faziam parte da gestão Greca e permanecerão no governo Pimentel são o da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, da procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, e do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
“Estamos começando. Hoje anunciei seis nomes que vão compor a primeira linha de secretariado da Prefeitura de Curitiba. Seis posições importantes, que são muito próximas ao prefeito da cidade”, declarou Eduardo Pimentel em entrevista coletiva na sede do Poder Executivo, destacando que a permanência de Marilza será importante para o município avançar em questões de sustentabilidade, enquanto a do atual presidente da Urbs seria relevante para a cidade encarar seu maior desafio no próximo ano, que é a nova concessão do transporte coletivo.
Equipe fechada até 19 de dezembro e novos nomes a partir da próxima semana
A expectativa do novo prefeito curitibano é definir até o dia 19 de dezembro (uma quinta-feira) todo o primeiro escalação da gestão municipal. Nessa data ocorrerá a diplomação dos vereadores eleitos, do vice-prefeito e do prefeito de Curitiba.
“Eu quero, até o dia 19 de dezembro, anunciar toda a equipe do primeiro escalão, tanto de secretários, presidentes de empresas e também das dez administrações regionais”, declarou Pimentel à imprensa. Ainda segundo o político, a partir da próxima segunda-feira mais alguns anúncios serão feitos, dando indícios ainda de quais devem ser as próximas novidades. “Agora eu vou fazer conversas com a equipe da Saúde, com a equipe da Educação, com a equipe da Fundação Cultural do Curitiba e do Esporte, para que a gente possa anunciar. Posso manter ainda alguns nomes [da atual gestão], vou avaliar.”
Jamur deve permanecer na nova gestão da Prefeitura
Inclusive, um dos nomes que ainda pode ser mantido no primeiro escalão da Prefeitura é Luiz Fernando Jamur. Na gestão Greca, foi ele quem comandou a secretaria do Governo Municipal. Nos bastidores, comenta-se que já lhe teria sido oferecido a possibilidade de assumir o Ippuc, a Secretaria de Obras Públicas ou a de Finanças. Ainda não houve resposta por parte de Jamur, no entanto.
“Eu quero que o Jamur permaneça no primeiro escalão do governo, mas é uma avaliação muito pessoal dele. Nós ainda vamos conversar e ele foi um grande secretário de Governo nesses últimos oito anos. Então nós ainda estamos em conversa e nos próximos dias eu anuncio”, declarou Pimentel sobre o caso.
O primeiro escalão da Prefeitura de Curitiba
O primeiro escalão da Prefeitura de Curitiba será formado a partir do próximo ano por 16 secretarias, sendo duas extraordinárias. Nesse cálculo, informou a assessoria de imprensa do município, entram a Controladoria Geral do Município de Curitiba (CGM) e a Procuradoria Geral do Município (PGM). Além disso, há ainda outras quatro autarquias, quatro fundações, quatro sociedades de economia mista e uma entidade paraestatal (o ICS), além das dez administrações regionais.
Entre as secretarias municipais, três serão novidades da gestão Pimentel. São a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Lista de Secretarias e Entidades do Município
ADMREG – Administrações Regionais
Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação
COHAB – Companhia de Habitação Popular de Curitiba
CGM – Controladoria Geral do Município de Curitiba
CSA – Curitiba S. A.
FCC – Fundação Cultural de Curitiba
FAS – Fundação de Ação Social
CURITIBAPREV – Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba
ICS – Instituto Curitiba de Saúde
IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
IPMC – Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba
IMAP – Instituto Municipal de Administração Pública
IMT – Instituto Municipal de Turismo
PGM – Procuradoria Geral do Município
SGM – Secretaria do Governo Municipal
SMCS – Secretaria Municipal da Comunicação Social
SMDH – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano
SMDE – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
SME – Secretaria Municipal da Educação
SMS – Secretaria Municipal da Saúde
SMAP – Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação
SMDT – Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito
SMMI – Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial
SMOP – Secretaria Municipal de Obras Públicas
SMF – Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento
SMSAN – Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
SMELJ – Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude
SMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente
SMU – Secretaria Municipal do Urbanismo
SEDRMC – Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba
URBS – Urbanização de Curitiba S. A.
Bem Paraná