Pelo menos 100 pessoas caíram no novo golpe da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná), criminosos estão mandando mensagens que imitam notificações oficiais dos Detrans para fazer cobranças falsas.
Pelas mensagens, os motoristas são direcionados para sites falsos que alegam suspensão ou cassação da CNH. Ao clicar no link, o cidadão é direcionado a uma página que imita o GOV.BR, do Governo Federal. Depois de fornecer dados pessoais, o site mostra informações da suposta infração e valores, além de um campo com a opção ‘regularizar’, onde é gerado um QR Code para pagamento via Pix.
O engenheiro Claudenir Gomes recebeu uma SMS nesta semana e detalha que desconfiou do site.
O diretor-presidente do Detran/PR, Adriano Furtado, explica que os criminosos encaminham boletos falsos, com valores parecidos com os oficiais.
O órgão paranaense informou que todas as notificações são enviadas em correspondências pelos Correios.
Além do Paraná, há alertas e casos do golpe registrados em pelo menos outros 18 estados do país. Em casos de dúvidas ou suspeitas, é fundamental que os condutores entrem em contato diretamente com os canais oficiais do Detran para verificar a veracidade das informações. O site oficial do Detran-PR é www.detran.pr.gov.br.
A Associação Nacional dos Detrans (AND) orienta ao motorista que receber notificação de suspensão ou cassação da CNH por meios não oficiais, denuncie à ouvidoria do departamento de trânsito. Band News