O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou a lei que autoriza a privatização da Celepar, companhia responsável pelo gerenciamento de diferentes dados de paranaenses. A medida foi publicada na quarta-feira (13) no Diário Oficial do Paraná após aprovação na Assembleia Legislativa.
Na quarta-feira, a proposta de autoria do Poder Executivo foi analisada em sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e em três sessões plenárias – uma ordinária, uma extra e outra antecipada de segunda-feira (18). Todo o trâmite, entre comissões e plenário, durou nove dias – o projeto havia sido enviado pelo governo à Alep no último dia 4 de novembro.
De acordo com o governo, com a autorização, uma série de estudos será encomendada para definir o melhor modelo para a venda da Celepar – com alienação parcial ou total dos bens. O processo deve durar entre 12 e 15 meses, com concretização na Bolsa de Valores de São Paulo.
Em relação ao texto original do projeto, a lei prevê um dispositivo que garante que aos funcionários um Programa de Demissão Voluntária – PDV, condicionado à conclusão da operação de desestatização. Ele será limitado a uma quantidade de trabalhadores que não prejudique a capacidade técnico-operacional e econômico-financeiro da empresa. Band News