O Athletico Paranaense está de volta na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (2 de novembro), jogando em plena Ligga Arena, a equipe comandada por Lucho González foi derrotada pelo Vitória por 2 a 1, de virada. Julimar (num gol ‘sem querer querendo’) abriu o placar para os donos da casa. Os visitantes, no entanto, empataram logo em seguida, com Alerrandro. E no segundo tempo, conseguiram a virada num lance de contra-ataque, com Matheuzinho dando números finais ao confronto: 1 a 2.
Com a derrota diante de sua própria torcida, o Furacão estaciona nos 34 pontos conquistados em 31 jogos e cai para a 17ª colocação do Brasileirão, abrindo a zona de rebaixamento da competição (fica atrás do RB Bragantino, que empatou com o Cuiabá hoje e tem 35 pontos). Os baianos, por outro lado, chegam aos 38 pontos conquistados e sobem duas posições na tabela, aparecendo em 12º lugar.
No próximo sábado (9 de novembro), o Furacão volta a campo no Morumbis, para encarar o São Paulo. Já o Vitória atua no mesmo dia, às 16h30, contra o Corinthians, no Barradão.
ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
No Athletico, os desfalques foram o ponta Canobbio, o meia Christian e o atacante Mastriani, todos machucados. O lateral-direito Madson também se lesionou e não foi relacionado. Assim, o técnico Lucho Gonzalez escalou Cuello na lateral-direita, sendo essa a única mudança em relação à partida contra o Cruzeiro. O esquema foi o mesmo, o 4-2-3-1.
PRIMEIRO TEMPO
Aproveitando-se do fator casa, o Athletico começou a partida pressionando o adversário embusca do gol. Tomou um susto aos 28 minutos, quando o goleiro Mycael falhou e em seguida operou grande defesa em finalização de Willian Oliveira, mas na sequência já abriu o placar, aos 31 minutos, num lance ‘sem querer querendo’: Julimar foi cruzar fechado e acabou mandando a bola direto para o gol, sem chance de defesa para o goleiro.
Mas nem deu tempo da torcida celebrar direito a vantagem no placar, porque no lance seguinte, praticamente, Kaique Rocha falhou e deixou Alerrandro na cara do gol. O atacante não desperdiçou e empatou o jogo.
Depois do empate, o Furacão teve mais uma chance em chute colocado de Julimar. No entanto, caiu de produção e na ‘catimba’ do adversário, que conseguiu segurar o empate.
ATHLETICO 1 x 2 VITÓRIA
Athletico: Mycael; Cuello (Leo Godoy), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Fernandinho) e Felipinho; Nikão, João Cruz e Julimar (Emersonn); Pablo. Técnico: Lucho González
Vitória: Lucas Arcanjo; Edu (Zé Hugo), Néris e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres (Willean Lepo), Willian Oliveira, Ricardo Ryller (Machado), Matheuzinho e Lucas Esteves; Everaldo (Carlos Eduardo) e Alerrandro (Janderson). Técnico: Thiago Carpini
Gols: Julimar (31-1º), Alerrandro (33-1º), Matheuzinho (19-2º)
Cartões amarelos: Willian Oliveira, Lucas Arcanjo, Machado (V); Cuello (A)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Público: 40.666 total
Local: Ligga Arena, sábado, às 18h30
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
15 – Pablo recebe de frente para o gol, na entrada da área, e arrisca uma finalização forte. Lucas Arcanjo espalma e no rebote a zaga afasta o perigo.
28 – Lançamento para a área do Vitória e Erick consegue o desvio de cabeça para criar um lance perigoso. Lucas Arcanjo espalma a bola e afasta o perigo.
29 – Erro de Mykael na saída de bola. Alerrando aciona Willian Oliveira, que fica na cara do goleiro. Mas o goleiro se recupera do erro anterior e faz grande defesa.
31 – Gol do Athletico! Julimar avança pela esquerda e, perto da área, arrisca um cruzamento fechado. Só que a bola vai direto para o gol, sem chance de defesa pro goleiro.
33 – Gol do Vitória! Chutão de Cáceres para a frente. Kaique Rocha falha e deixa Alerrando livre na grande área. O atacante chuta no canto, na saída do goleiro, e empata a partida.
34 – Julimar recebe pela esquerda e chuta colocado da entrada da área, buscando o ângulo. A bola passa por cima do gol.
Segundo tempo
2- Lançamento de Pablo para Julimar, que dispara nas costas da zaga, ajeita a bola com a cabeça, invade a área e chuta forte. A bola passa por cima.
6 – Alerrandro recebe na intermediária. Com espaço, gira em direção ao gol e chuta forte, em cima do goleiro, que segura em dois tempos.
7 – Cobrança de falta de João Cruz, que coloca a bola na cabeça de Thiago Heleno. O zagueiro cabeceia firme e a bola passa raspando a trave.
17 – Nikão lança para Julimar, que mata a bola no peito e deixa para trás Edu, na velocidade. De frente para o gol, ele chuta buscando o canto oposto e manda ao lado da meta.
19 – Gol do Vitória! Vitória faz boa trama pela esquerda do ataque, em transição. Alerrandro escapa da marcação e cruza rasteiro para Matheuzinho, que aparece bem posicionado dentro da área, de frente pro gol. Ele finaliza firme e balança a rede.
26 – Balão na área do Vitória, Erick cabeceia para o gol e Lucas Arcanjo defende. Na sequência, Felipinho chuta de fora da área e obriga mais uma boa defesa do goleiro.
29 – Cruzamento da direita. Lucas Esteves desvia contra a própria meta e por pouco não faz o gol contra.
30 – Pressão do Athletico. A bola sobra com Fernandinho, que bate de primeira. Lucas Arcanjo desvia, mas a bola ainda vai em direção ao gol. Wagner Leonardo salva em cima da linha.
39 – Mais um contra-ataque do Vitória. Carlos Eduardo ajeita para Machado, que chuta de primeira, de fora da área. A bola explode no travessão. Bem Paraná