Região Metropolitana de Curitiba vai ganhar novo corredor rodoviário


A Região Metropolitana de Curitiba vai ganhar um novo corredor rodoviário que vai conectar a BR-116, na região Sul da Capital próximo à Fazenda Rio Grande, com a BR-476, em Araucária, que também dá acesso ao Interior do Estado por meio da BR-277. 


O edital da licitação que vai definir a empresa responsável pela execução da obra foi autorizado nesta sexta-feira (4) e prevê um investimento de até R$ 394 milhões, com prazo estimado em 30 meses para conclusão após a assinatura da ordem de serviço. Ele será publicado em Diário Oficial na segunda-feira (7).


Com projeto coordenado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o novo Corredor Metropolitano terá aproximadamente nove quilômetros de extensão em pista duplicada. A pavimentação será feita em concreto utilizando a técnica whitetopping, já usada em outras rodovias estaduais, como a PRC-280 a Rodovia dos Minérios, e que garante mais durabilidade, resistência a cargas pesadas e menor necessidade de manutenção.


Estudos feitos pela Amep estimam que a obra reduzirá em cerca de 30% o fluxo de veículos que atualmente transitam entre a região Sul e o Interior por meio do Contorno Sul de Curitiba, que também receberá uma série de melhorias por estar incluído no Lote 1 do novo pacote de concessões rodoviárias do Estado.


“Esta é mais uma grande obra estrutural feita com recursos do Estado e que vai ajudar a desafogar o trânsito do atual Contorno Sul de Curitiba”, disse o governador. “É uma nova rodovia totalmente duplicada, feita em concreto, com aquilo que há de mais moderno nos Estados Unidos e na Europa, facilitando a ligação de quem chega ao Paraná e precisa ir para outras regiões do Estado, o que vai evitar acidentes e melhorar a vida de quem trabalha e produz”.


O projeto executivo do novo eixo metropolitano foi concluído em agosto por uma empresa especializada contratada pela Amep ao custo de cerca de R$ 1,3 milhão. Ele prevê todos os detalhes técnicos necessários para a execução da obra, garantindo a eficiência e a qualidade da obra, que será a maior intervenção viária das últimas três décadas na região.


A rodovia terá ainda ciclovia ao longo de toda a sua extensão e sete obras complementares ao longo do percurso. Serão dois viadutos no cruzamento com os dutos da Traspretro, na Repar I e II, um no cruzamento com a BR-116, um sobre a Estrada Delegado Bruno de Almeida e um sobre a Rua Lídia Camargo Zampieri, além de uma nova ponte sobre o Rio Barigui e uma trincheira sob a Rua Ismael de Almeida.


Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, a obra é uma das maiores intervenções dos últimos 30 anos na RMC e promete otimizar o transporte entre Curitiba e o Interior do Estado. “Esta é uma obra de extrema importância para a RMC, mas também para moradores de outras regiões do Estado que atualmente precisam usar o Contorno Sul para deslocamento. Quem está vindo do Sul para o Norte ou vice-versa poderá fazer esse percurso de forma mais rápida, eficiente e segura”, afirmou. Band News
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