Mais de um milhão e duzentos mil boletins de ocorrência foram registrados pela internet em cinco anos no Paraná. Segundo a delegacia eletrônica da Polícia Civil do estado, de janeiro de 2023 a agosto deste ano, foram feitas 268 mil comunicações de crimes.
Os boletins de ocorrências on-line facilitam o acesso dos paranaenses à segurança pública, o que aumentou a eficência dos atendimentos da polícia civil. A prática ainda permite que as vítimas comuniquem o delito sofrido às forças de segurança com mais agilidade, sem se descolar a uma delegacia física. Isso representa economia de tempo para o cidadão e traz alívio no volume de atendimentos presenciais, e permite que os agentes foquem com mais rapidez na eluciodação do crime.
O delegado José Barreto, chefe da Delegacia Eletrônica, destaca a importância da ferramenta digital e da adesão da população ao sistema para a otimização dos recursos humanos da corporação.
Para registrar o boletim de ocorrência on-line, as vítimas podem acessar o site da polícia civil do Paraná. A ferramenta pode ser usada para casos de violência doméstica contra mulher e também ocorrências de menor gravidade como furtos e perda de documentos.
A plataforma é simples e perminte que o registro seja feito em qualquer lugar. Para crimes mais graves como homicídios e roubos, é necessário comparacer pessoalmente a uma delegacia. Bem Paraná