Hemepar necessita de doadores de sangue com urgência

 


O estoque atual de sangue dos tipos A+, B-, O+ e O-, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), é considerado crítico, suficiente para apenas dois dias. A informação é da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). Os dias chuvosos da última semana e o feriado de 12 de outubro, sábado, dia de maior movimento no Hemocentro Coordenador, situado em Curitiba, causaram uma redução significativa no número de doações. Em Curitiba, o total de bolsas doadas foi de 27.096 para esses tipos sanguíneos.


Embora sejam números consideráveis, a diminuição de doadores nos últimos dias acaba refletindo na situação atual. Apenas neste ano, um total de 147.756 bolsas de sangue foram doadas no Paraná. Destas, 45.752 são de A +; 2.155 B-; 64.279 O+ e 13.464 de O-. Segundo a diretora do Hemepar, Vivian Patricia Raksa, é preciso reforçar, sempre que possível, a importância deste ato, indispensável no salvamento de vidas.


O Hemepar é uma unidade da Sesa responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Para doar, existem algumas exigências.


O agendamento para doação de sangue pode ser feito no site saúde.pr.gov.br. Bem Paraná

أحدث أقدم