PossĂveis irregularidades nas campanhas eleitorais na internet e com banners/cartazes lideram o nĂșmero de denĂșncias Ă Justiça Eleitoral. No ParanĂĄ sĂŁo quase 2 mil situaçÔes envolvendo apenas esses tipos de problema, porĂ©m, a lista de infraçÔes Ă© extensa: sĂŁo 14 irregularidades elencadas pela plataforma Pardal do TSE. Desde distribuição de brindes a boca de urna. De showmĂcios a problemas com santinhos.
Ao todo, o estado soma 5,3 mil denĂșncias diversas de candidatos e partidos. Curitiba (775) Ă© a cidade com o maior nĂșmero de reclamaçÔes, seguida de Foz do Iguaçu (490), MaringĂĄ (392) e Guarapuava (330). O ParanĂĄ Ă© o quarto estado com mais denĂșncias registradas pela Justiça Eleitoral atĂ© o momento. SĂŁo Paulo lidera o ranking com mais de 12,9 mil, na sequĂȘncia aparecem Minas Gerais (9,9 mil), Rio Grande do Sul (6,7 mil) e Pernambuco (4,9 mil). Em todo o paĂs sĂŁo mais de 67 mil denĂșncias. Candidatos a vereador sĂŁo os maiores alvos das reclamaçÔes com 35,7 mil notificaçÔes.
Os nomes na disputa pelas prefeituras aparecem com mais de 18,2 mil. No ParanĂĄ, o cenĂĄrio Ă© muito parecido, mas claro com nĂșmeros inferiores. DenĂșncias a candidatos a vereadores sĂŁo quase 4,5 mil e envolvendo candidatos a prefeitura 1 mil.
Qualquer pessoa pode denunciar na plataforma Pardal (de forma anĂŽnima ou nĂŁo), no entanto, Ă© necessĂĄrio ter provas, como fotos, ĂĄudios ou vĂdeos. Conforme a Justiça Eleitoral, todas as demandas sĂŁo tratadas como sigilosas pelo sistema, mas, em caso de mĂĄ-fĂ©, o usuĂĄrio responderĂĄ pelo ato e ficarĂĄ sujeito Ă s penalidades. No aplicativo, tambĂ©m estĂŁo disponĂveis orientaçÔes sobre o que pode e o que nĂŁo pode no perĂodo eleitoral. Band News