Frio no Paraná: com -5,3ºC, estado registra dia mais frio do ano


 Os paranaenses enfrentaram uma forte onda de frio no estado neste 13 de agosto. Hoje, foi o dia mais frio do ano no Paraná. General Carneiro, no extremo sul do estado, teve — tradicionalmente — a temperatura mais baixa do dia: -5,3ºC. A sensação térmica no município chegou a -9,2ºC. Continue lendo para saber como foram as temperaturas no restante do Paraná. Os dados são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).


Além de General Carneiro, Palmas (-3,6ºC), São Mateus do Sul (-3,4ºC), Castro (-2,8ºC) e Pinhão (-2,6ºC) foram os municípios com as temperaturas mais frias do Paraná nesta terça-feira. Das 57 cidades com estações do Simepar, 15 registraram temperaturas abaixo de zero.


No início desta manhã, Paranaguá foi o município com a temperatura mais alta: 8,6ºC. Curitiba bateu o recorde de frio do ano, até agora, com 1,4ºC — a máxima do dia, alcançada ao longo da tarde, foi 12ºC.


Veja também: Frio no Paraná: 8 dicas para economizar energia

O que explica a onda de frio no Paraná?

O frio drástico no Paraná nesta semana tem relação com um fenômeno climático, explica o o meteorologista William Max de Oliveira Romão, do Simepar.


“Atualmente, nós temos um anticiclone passando por cima do Paraná. É uma massa de ar de alta pressão que joga o ar frio de níveis mais altos da atmosfera para a superfície. Assim, as temperaturas ficam mais baixas por conta da retenção desse ar”, descreve.


Qual a previsão do tempo para o Paraná nos próximos dias?

Como vem acontecendo ao longo deste ano, os dias frios já no Paraná estão contados e a temperatura deve se elevar nos próximos dias. O Simepar informa que a pressão de ar se afastará do continente a partir desta quinta-feira (15) e, com isso, haverá a entrada de um sistema de alta pressão e a temperatura deve subir gradualmente.


Na Região Metropolitana de Curitiba, no Leste do Paraná e no Litoral, as temperaturas podem alcançar a máxima de 24ºC, já nos próximos dias, com mínima de 7ºC. No Sul, a máxima também será de 24ºC, com mínima de 10ºC. No Sudoeste, entre 13ºC e 25ºC.


Os municípios na parte superior do Paraná terão dias levemente mais quentes que os demais: ao Norte, mínima de 11ºC e máxima de 33ºC; no Noroeste, mínima de 14ºC e máxima de 30º e, no Norte Pioneiro, os termômetros devem ficar entre 10ºC e 29ºC.


Alerta: geada pode chegar ao Paraná nesta semana

O Simepar também alerta para a previsão de geada, começando já nesta quarta-feira (14). Os municípios mais afetados serão Guarapuava, Palmas, Pato Branco e União da Vitória. A Região Metropolitana de Curitiba, as cidades dos Campos Gerais e os municípios de Cascavel e Palmital devem registrar geada de forma moderada.


Para acompanhar este fenômeno, informação essencial para o agronegócio do estado, o Simepar conta com o Alerta Gerada, um serviço que disponibiliza a previsão para este fenômeno com até 72 horas de antecedência. Os avisos são feitos em parceria com o o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e disponível nos seguintes canais: aplicativo IDR Clima, site do IDR-Paraná e pelo telefone (43) 3391-4500 (WhatsApp).


*Com Agência Estadual de Notícias. 

Postagem Anterior Próxima Postagem