Devem ser encerrados nesta segunda-feira (12) os trabalhos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) no local onde caiu o avião da VoePass em Vinhedo, no interior de São Paulo. A informação foi divulgada em uma nota da Força Aérea Brasileira (FAB) no fim da tarde de domingo (11), após o Cenipa informar a extração com sucesso de todo o conteúdo das chamadas caixas-pretas do voo 2283.
Os equipamentos da aeronave, um de gravador de voz e o outro de gravador de dados, foram recolhidos. Eles serão encaminhados para BrasÃlia, na sede do órgão, como explica o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno.
O próximo passo envolve a análise das atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos. Segundo o chefe do Cenipa, também será feita uma avaliação dos motores da aeronave.
O trabalho é acompanhado e terá apoio de representantes e peritos da França e do Canadá, paÃses em que foram fabricados o avião e os motores. Um relatório preliminar sobre a investigação deve ser apresentado em 30 dias. O brigadeiro à frente do Cenipa afirmou, ainda, que o processo conta com três fases.
Ao fim, o órgão inclui a identificação dos fatores contribuintes para o acidente, de forma a formular recomendações sobre a segurança. O objetivo não é punitivo, mas sim de prevenção.
Além do Cenipa, a PolÃcia Federal também dá andamento a uma investigação. O processo será responsável por definir possÃveis culpa ou responsabilidade, criminais ou administrativas, no acidente. band News