Foi uma eleição rápida e sem surpresas. Com apenas uma chapa na disputa “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”, a nova Mesa Diretora foi eleita por unanimidade, com 53 votos favoráveis.
O deputado Alexandre Curi (PSD) é quem assume a presidência da Casa Estadual de Leis. Segundo ele, um dos principais pilares da gestão são transparência, sustentabilidade e inovação com novas tecnologias, como o uso da Inteligência Artificial.
O colegiado terá como vice-presidente, pela primeira vez na história, uma mulher. Quem assume o cargo é a deputada Flávia Francischini (União Brasil).
Composta por nove integrantes, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná é formada ainda por outros dois vice-presidentes: deputado Delegado Jacovós (PL) – eleito como o segundo vice-presidente – e o deputado Moacyr Fadel (PSD) – que vai ocupar o cargo de terceiro vice-presidente.
O deputado Gugu Bueno (PSD) será o primeiro secretário. O cargo é considerado o segundo mais importante da Mesa Executiva.
Quem assume a segunda secretaria é a deputada Maria Victória (Progressistas), que se mantém no cargo. O terceiro secretário será o deputado Requião Filho (PT), o quarto secretário será o deputado Alexandre Amaro (Republicanos) e quem assume a quinta secretaria é o deputado Goura (PDT).
O colegiado será empossado apenas em fevereiro de 2025. O mandato é de dois anos. O deputado Ademar Traiano (PSD) está na presidência da Casa desde 2015, tendo sido reeleito para o cargo por quatro vezes. Ele falou sobre a saída e também sobre a possibilidade de integrar outras comissões, como a de Constituição e Justiça (CCJ).
A Mesa Diretora é responsável pela condução dos trabalhos no legislativo estadual. Entre as atribuições estão a organização das sessões plenárias, definição de pauta de votações em plenário e coordenação das comissões. O colegiado também é responsável pela administração do orçamento da Alep. Band News