Paraná registra quase 10 mil internações por pneumonia ou gripe


 Entre janeiro e abril de 2024, 9.950 pessoas foram internadas para tratamento de pneumonia ou influenza (gripe) no Paraná. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde e apontam para uma média de 82 internamentos por dia. No período foram 1.521 óbitos. 


Os números são motivo de alerta. A chefe da divisão de Saúde da Família da Sesa, Rosiane Aparecida da Silva, ressalta que crianças, idosos e pessoas com comorbidades são mais suscetíveis a complicações destas doenças. A orientação é ficar atento aos sintomas e procurar atendimento médico para evitar a evolução do quadro.


No Hospital Pequeno Príncipe, a bronquiolite e a gripe estão entre as principais causas de internação de crianças durante o inverno. A pediatra responsável pela Emergência, Simone Borges da Silveira, explica que as duas doenças podem levar a insuficiência respiratória ou quadros de pneumonia.


Ainda segundo a médica, a principal forma de prevenção é estar com as vacinas contra a influenza e antipneumocócica em dia. Cuidados com higiene também são importantes para evitar o contágio.


Um levantamento da Divisão de Saúde da Família mostra que em 2024, até maio, foram realizados 84.639 atendimentos da Atenção Básica à Saúde (APS) para pneumonia e gripe. Em 2023, foram 227.988 atendimentos registrados ao longo de todo o ano. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem