Curitiba recebe nesta quinta-feira (27) seis ônibus 100% elétricos. Os novos veículos vão integrar a frota da cidade e são os primeiros com piso baixo, totalmente acessíveis. O modelo D9W da BYD (Build Your Dreams) tem 13,2 metros de comprimento, é equipado com ar condicionado e possui autonomia para 250 quilômetros.
O diretor da divisão de ônibus da empresa, Bruno Paiva, lembra que os veículos foram submetidos a testes na capital e se mostraram econômicos, com consumo médio satisfatório – conforme parâmetros estabelecidos pela gerenciadora.
Mais de 50% das lâmpadas dos municípios paranaenses são LED
Curitiba adquiriu 70 ônibus elétricos que serão integrados à frota ao longo do mês de junho. A meta da capital é que 33% da frota seja formada por veículos zero emissões até 2030. A descarbonização será gradativa, com estimativa de, até 2050, chegar a 100%.
Bruno destaca que o mundo está de olho em alternativas de transporte menos poluentes. Os ônibus elétricos estão entre as principais apostas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
Cada ônibus elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo. Band News