A campanha SOS RS, organizada pelo governo do Paraná, já reuniu 11,5 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Destas, 8,4 mil toneladas já foram enviadas em mais de 450 caminhões.
A campanha segue até o dia 22 de maio. Neste momento, a prioridade são alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal.
As entregas podem ser feitas em unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, sedes do Instituto Água e Terra e espaços da Secretaria da Cultura.
O volume total de donativos contabiliza alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza doados em todas as cidades paranaenses até esta sexta-feira (17).
As entregas ocorrem de forma constante e saem a partir de centros de distribuição em Curitiba e de cidades do Interior. Elas estão recebendo escoltas especiais da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e guardas municipais.
A campanha no Paraná é coordenada pelo gabinete da primeira-dama Luciana Saito Massa e pela Defesa Civil Estadual.
TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL
Segundo o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 461 cidades dos 497 municípios gaúchos (o que representa 92%) tiveram transtornos pelos temporais.
São 154 mortas confirmadas, com 98 desaparecidos e 806 feridos.
Além disso, 2,2 milhões de pessoas foram afetadas. Destas, 540.192 pessoas ficaram desalojadas e 78.165 estão em abrigos. Paraná Portal