O vereador Herivelto Oliveira assumiu nesta sexta-feira (31) interinamente a prefeitura de Curitiba. Ele ficará no cargo até o dia 8 de junho. A mudança é necessária já que Rafael Greca representa a capital paranaense em uma missão em Buenos Aires, na Argentina. Herivelto assume o cargo de prefeito, pois o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, também estará em viagem oficial ao exterior.
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e os vice-presidentes da Câmara, Tito Zeglin e Mauro Ignácio, que assumiriam o cargo na sequência, também vão integrar a comitiva de Pimentel na Espanha e Itália.
Greca na Argentina
Rafael Greca inicia uma intensa programação cultural, diplomática e de promoção turÃstica da capital paranaense na Argentina já no fim de semana. Dentro das celebrações dos 50 anos da Camerata Antiqua de Curitiba, ele acompanha os concertos da orquestra da capital no sábado (1), na Embaixada Brasileira, e no domingo (2), no Teatro Colón, o mais importante da América Latina.
Na segunda-feira (3), o prefeito participa, também na Embaixada do Brasil, da Feira de Promoção de Turismo de Curitiba. O evento vai reunir jornalistas, geradores de conteúdo e o trade de turismo com o objetivo de capacitar agentes e operadores locais sobre os atrativos da capital.
Entre terça e sexta-feira (4 a 7), Greca terá visitas técnicas e irá assinar acordos e protocolos com a cidade de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, e com a Fundação Universitária Rio do Prata (Furp). Também está previsto um encontro com a diretoria do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) para intercâmbio nas áreas de curadoria, preservação e digitalização de acervo. O retorno para Curitiba está previsto para sábado (8).
Pimentel na Europa
O vice-prefeito Eduardo Pimentel embarca, nesta sexta-feira (31), para uma viagem de visitas técnicas a cidades da Europa que, como Curitiba, investem em soluções de sustentabilidade, segurança alimentar e renovação urbana com foco em cidades inteligentes.
Durante a missão internacional, Pimentel estará acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e dos vice-presidentes na Câmara, Tito Zeglin e Mauro Ignácio.
A programação começa em Barcelona (Espanha), onde a comitiva irá conhecer nos dias 3 e 4 de junho iniciativas como o conceito “Superblocks”, uma evolução urbanÃstica inovadora implementada para reconfigurar o uso do espaço urbano com redução de emissão de gases de efeito estufa, de poluição sonora e do congestionamento de veÃculos.
O grupo ainda terá encontro com representantes da Comissão de Habitação de Barcelona e irá saber mais detalhes de projetos de moradias acessÃveis e de qualidade para pessoas de baixa e média renda.
Na cidade espanhola, também estão previstos encontros com autoridades da Prefeitura de Barcelona para troca de experiências.
De 5 a 8 de junho, a comitiva segue para a Itália onde irá conhecer experiências de sucesso de Milão.
Pimentel e vereadores também terão uma audiência com a vice-prefeita de Milão, Anna Scavuzzo, para debater e trocar experiências sobre segurança alimentar.
Em 2022, Curitiba recebeu o prêmio do Pacto de Milão por sua Fazenda Urbana e pelo programa de hortas comunitárias. A capital paranaense conquistou o reconhecimento internacional por ser destaque em inovar e promover a sustentabilidade na produção de alimentos no Brasil. Band News