Curitiba é destaque em ranking de desenvolvimento de startups


 Três municípios paranaenses – Curitiba, Maringá e Londrina – são destaque no ranking mundial de melhores ambientes de negócios inovadores. O relatório do instituto israelense StartupBlink, divulgado nesta terça-feira (30), traz os mil municípios que mais estão conectados com a agenda de inovação de todo o mundo.


Curitiba ocupa a posição 137 no ranking mundial de 2024, três posições acima da obtida no ano passado. Já na classificação nacional, a capital paranaense ficou na segunda colocação, atrás de São Paulo. A cidade é o berço de três unicórnios (startups avaliadas em US$ 1 bilhão): Ebanx, de serviços de processamento de compras; MadeiraMadeira, plataforma de produtos para casa; e Olist, que oferece serviços de e-commerce para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines online. As três empresas geram quase três mil empregos. Em Curitiba, a organização do ecossistema de inovação é do Vale do Pinhão.


Maringá e Londrina ocupam, respectivamente, as posições 730 e 907 no ranking mundial. Na colocação nacional, Maringá está na 19ª posição e Londrina na 23ª. As duas cidades são reconhecidas como polos regionais com programas de incentivo a empresas inovadoras, investimentos em parques tecnológicos e envolvimento da academia e de setores da sociedade civil no processo de transformação das cadeias produtivas.


Outros 21 municípios brasileiros também foram citados na pesquisa. Entre eles estão Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília.


Globalmente, o ranking é liderado por São Francisco (EUA), Nova York (EUA), Londres (Reino Unido), Los Angeles (EUA) e Boston (EUA).  Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem