Hepatite A: Curitiba alerta para surto da doença; três morreram


 A Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), alerta para o surto de Hepatite A na cidade. Em relatório divulgado nesta segunda-feira (29), o órgão aponta 150 casos da doença entre 01 de janeiro e 26 de abril de 2024. Como base de comparação, nos últimos dez anos, 2018 foi o qual obteve maior número de registros da doença: 28 casos.


O que preocupa a SMS é a possível causa da doença: comportamento sexual desprotegido. Como a cidade registra bons índices sanitários e a investigação realizada pelo Centro de Epidemiologia da capital não detectou focos da doença na água e nem em alimentos, a secretaria acredita que possa haver uma tendência de relações sexuais sem camisinha na cidade.


Vale destacar que a Hepatite A não é o único risco para as relações sexuais desprotegidas — que podem viabilizar, por exemplo, a transmissão de HIV, sífilis, gonorreia, HPV, herpes genial.


“A prática de sexo seguro, principalmente anal/oral, tem se mostrado uma indicação necessária, principalmente entre os jovens, que não estão imunizados contra a Hepatite A”, reforça médico e diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira.


O especialista explica que quem já foi contaminado pela doença na infância é imune. As crianças nascidas a partir de 2014 já receberam a vacina e também não contraem a Hepatite A. No entanto, jovens adultos — de 20 a 39 anos — não têm imunidade em relação à doença. Oliveira afirma que essa faixa etária corresponde a 80% das confirmações da doença.


Hepatite A em Curitiba causou três mortes 2024

Uma mulher de 29 anos e dois homens de 40 e 60 anos morreram em decorrência da Hepatite A neste ano em Curitiba. Além disso, um homem de 46 anos precisou de um transplante hepático para se recuperar da doença.


A Secretaria de Saúde destaca, ainda, que 48% dos infectados (72) precisaram de hospitalização e 9,7% de internação na UTI.


Ao apresentar sintomas de Hepatite A, a Prefeitura de Curitiba pede para o paciente buscar as unidades de saúde do SUS (como UPA e UBS), a Central Saúde Já ou ligue para (41) 3350-9000.


*Com assessoria

أحدث أقدم