O aumento no preço dos alimentos, principalmente frutas, verduras e hortaliças, fez com que a inflação de abril fechasse com uma nova alta em Curitiba, de 0,23%. Nos últimos 12 meses, a variação foi de 3,31%. Os dados fazem parte do IPCA-15 divulgado pelo IBGE, considerado a prévia da inflação oficial.
O professor da Universidade Positivo e economista Hugo Meza que os alimentos sofrem com variações meteorológicas, além de aumentos já previstos para essa época do ano.
Além dos alimentos, os itens de saúde e cuidados pessoais também tiveram aumento (1,09%) por conta de autorização no reajuste dos preços dos medicamentos em até 4,50% no final de março, segundo o IBGE. Já a principal queda ocorreu nos produtos e artigos de residência (-0,37%), com redução nos valores de eletrodomésticos e equipamentos de informática.
Quando comparado os dados do mês anterior houve redução na média de preços: de 0,46%, em março, para 0,23%, em abril.
Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 15 de março a 15 de abril e comparados com aqueles vigentes de 16 de fevereiro a 14 de março.Conforme o IBGE, o indicador se refere às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos. Band News