O Paraná registra em média 220 mortes por ano por causa de acidentes de trabalho. Os dados da Delegacia Regional do Trabalho apontam ainda que cerca de 812 trabalhadores ficam incapacitados e 30 mil sofrem acidentes de trabalho.
No dia 28 de abril é celebrado como Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho. De acordo com a OMS, 96% dos acidentes de trabalho poderiam ser evitados.
Iniciativas como uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e a criação de programas de prevenção podem reduzir significativamente os acidentes no ambiente de trabalho.
De acordo com o gerente de Segurança e Saúde do Sesi Paraná, Dalton Tóffoli, a segurança no ambiente de trabalho leva benefícios tanto para os funcionários quanto para a instituição.
Para ter sucesso na construção da cultura de segurança dentro da empresa, o especialista avalia a necessidade do engajamento dos líderes e gestores.
Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do ano passado, entre os anos de 2016 e 2022, mais de 15 mil pessoas morreram no Brasil por causa de ocorrências no trabalho.
Band News