Paraná registra crescimento de 12% no número de startups

 


O Paraná conta com 1.758 startups. O número é 12% maior em relação a 2022 (1.556). É o que aponta a décima edição do Mapeamento das Startups Paranaenses. O estudo, realizado pelo Sebrae/PR, se refere a 2023 e mostra que 73,09% das startups do estado são microempresas. 


O coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, destaca que as chamadas AgTechs, ligadas ao agronegócio, são as que mais se destacaram no período e representam quase 10% do total de startups paranaenses.


O mapeamento considera desde startups em fase inicial até empresas que já apresentam grande faturamento, dentro do Marco Legal das Startups.  Segundo o estudo, 39,48% das empresas registradas no estado têm entre três e cinco anos. Outras 28,48% possuem de seis a nove anos. As com mais de nove anos representam 4,33% do total. 


Outro dado que chama a atenção é que 65% das empresas do estado estão formalizadas (1.155). Na análise por regiões, o maior número de startups está em Curitiba, com 430 empresas. Em seguida aparecem o norte e o oeste quase empatados, com 179 e 178 startups, respectivamente. Os dados, segundo Rafael, demonstram que o Paraná é um polo de inovação e gerador de tecnologia.


O estudo completo pode ser acessado no Portal do Sebrae/PR. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem