Paraná decreta situação de emergência para dengue

 


Pelos próximos 90 dias, o Paraná está em situação de emergência para a dengue, conforme decreto da Secretaria de Estado da Saúde. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (14), em coletiva de imprensa promovida pelo secretário Beto Preto. O objetivo é reforçar as ações de controle e combate à doença.


Entre os principais pontos estão a intensificação das visitas domiciliares, recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias.


“Essa é uma medida preventiva, de caráter excepcional. O Estado tem realizado um grande esforço para reduzir o número de casos da doença, tanto em aporte financeiro como em apoio especializado aos municípios. O decreto permite reforçar essas ações, somando mais forças no combate à dengue”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


A declaração permite, ainda, dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, evitando trâmites usuais, e facilitando, por exemplo, o processo de aquisição de insumos e medicamentos. 


No boletim mais recente, o estado atingiu a marca de 90 mil casos da doença, um dos cenários mais graves do Brasil. Além disso, 49 pessoas morreram em decorrência da dengue neste ciclo epidemiológico.


A vacinação já começou em trinta municípios, sendo 21 na região de Londrina e 09 próximos de Foz do Iguaçu. No entanto, a SESA aponta para baixa adesão ao imunizante. Paraná Portal

Postagem Anterior Próxima Postagem