Curitiba pode ter mais de dois mil casos de dengue


 Curitiba pode ter mais de dois mil casos de dengue. De acordo com o painel de dados da Secretaria Municipal de Saúde, lançado ontem (13), são 808 casos confirmados na capital paranaense e 1610 em investigação. 


O distrito do Taquara concentra o maior número de registros de transmissão local. Já a região da Cidade Industrial de Curitiba tem mais casos importados, quando o paciente é contaminado em outra cidade e volta para casa infectado. A maior parte dos contaminados tem entre 29 e 59 anos.


Para ajudar no diagnóstico de casos de dengue, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de testes rápidos. Mesmo que a modalidade acelere a confirmação da doença, o resultado pode ser de um falso negativo. É o que explica o infectologista e professor universitário, Marcelo Ducroquet.


No teste rápido, basta colocar uma gota de sangue no dispositivo. Depois de alguns minutos, a fita do exame muda de cor se o resultado for positivo. Mesmo com a imprecisão, o médico defende que o mecanismo pode ser útil para a triagem.


A procura por testes para a dengue teve alta de 900% na rede particular, no mês de fevereiro em comparação com janeiro. É isso que aponta o levantamento do Lanac, o Laboratório de Análises Clínicas. Band News

Postagem Anterior Próxima Postagem