O mutirão contra a dengue em Curitiba chega, nesta semana, aos bairros Boqueirão e Lindóia. O trabalho dos agentes municipais consiste em vistoriar imóveis e orientar os moradores sobre o recolhimento de resíduos.
Nesta segunda-feira (11) , as equipes devem percorrer 17 quarteirões no bairro Lindóia. A ação é executada por agentes de endemias e comunitários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que fazem uma varredura nos terrenos em busca de recipientes que possam acumular água. Eles também orientam a população a separar entulhos e lixo.
As equipes também vão atuar na retirada de materiais na regional Boqueirão, hoje e amanhã.
Ações contra a dengue em Curitiba
Desde o início do ano, a Prefeitura de Curitiba tem intensificado ações contra a dengue, diante do aumento expressivo de casos na cidade e em todo o Estado.
Os esforços conjuntos das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente buscam evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.
“A estratégia é intensificar mutirões em toda a cidade, especialmente onde houver registro de casos autóctones de dengue”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
O boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria da Saúde indica 601 casos confirmados de dengue na Capital. Destes, 482 são importados, com a contaminação fora do município, e 119 autóctones, com transmissão local. A doença não causou mortes na cidade até o momento. Paraná Portal