Uma operação contra fraudes a licitações cumpre sete mandados de busca e apreensão em Curitiba e Colombo, na região metropolitana. Segundo a Polícia Federal, são investigadas as suspeitas de direcionamento de edital e superfaturamento na compra de livros infantis. Cerca de 20 policiais foram mobilizados para as ações nesta quinta-feira (29), que visam interromper a prática dos supostos crimes e levantar informações sobre a quadrilha.
O vice-prefeito de Colombo, que acumula o cargo de secretário municipal da Educação, Alcione Luiz Giaretton (Republicanos), foi afastado dos cargos cautelarmente. A Justiça Federal também autorizou o bloqueio de até R$ 2 milhões dos bens ligados ao investigado. Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Colombo ainda não se manifestou.
A Polícia Federal ainda não detalhou de que forma o esquema acontecia. Os documentos e materiais apreendidos devem nortear os próximos passos da investigação. Segundo a corporação, os endereços visitados nesta quinta (29) são locais estratégicos.
Com as buscas e apreensões, a PF também pretende ampliar o leque de suspeitos. Por enquanto, são investigados crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa e fraude à licitação. Associados aos ilícitos anteriores está a lavagem de dinheiro. Somadas, as penas previstas chegam a 33 anos de prisão.
As ações desta quinta-feira (29) foram batizadas de “Operação Liber”, que significa “livro” em Latim. É uma referência ao esquema de enriquecimento ilícito, considerando que “os agentes criminosos utilizavam a compra fraudulenta de livros infantis como fachada para desviar recursos públicos”. Band News