Quase 900 denúncias de irregularidades no programa Nota Paraná foram registradas no ano passado. De acordo com governo do estado, dos 893 registros 400 foram cancelados durante a análise, seja por falta de provas ou pela regularização do fornecedor.
Outras 220 estão em análise pela equipe de auditores fiscais da Receita Estadual, enquanto 200 foram arquivadas por motivos que impossibilitam a análise, como a ausência do CPF na nota fiscal. As irregularidades são identificadas quando um consumidor pede CPF da nota fiscal e a nota não é transmitida para a Secretaria da Fazenda. A coordenadora do programa, Marta Gambini, explica outra situação que pode levar à reclamação.
Após os 15 dias de prazo para regularização do fornecedor, o consumidor tem 10 dias para conferir. Marta ressalta a importância do consumidor ter algum comprovante da compra que foi realizada.
Para conferir se as notas foram emitidas corretamente é necessário entrar no aplicativo do Nota Paraná e verificar as notas que foram emitidas. Caso haja alguma irregularidade a denúncia pode ser feita pelo próprio APP na “Denunciar Loja”.
O número de notas fiscais emitidas com CPF cresceu cerca de 10 % entre 2022 e 2023. No ano passado, o Nota Paraná registrou mais de 571 milhões de notas fiscais emitidas com CPF. Em 2022 foram 521 milhões. Band News