Seis mulheres foram vítimas de feminicídio tentado ou consumado por semana no Paraná em 2023. Foram 354 vítimas identificadas no estado, um aumento de 26% na comparação com o ano anterior. Em 2022, 281 casos foram registrados.
Os dados foram fornecidos pelo Ministério Público (MP-PR) com base em inquéritos instaurados pela polícia. De acordo com a promotora de Justiça Fernanda Maria Campanha Ribas, alguns sinais indicam quando um relacionamento é abusivo, como o controle até mesmo da roupa da companheira.
Agressões verbais e violência psicológica também fazem parte do ciclo.
O isolamento da vítima é intencional, pois a impede de relatar as situações e também de sair do relacionamento. Por isso, a promotora ressalta que é preciso ter atenção e buscar ajuda ao primeiro sinal.
As denúncias são fundamentais e devem ser feitas não apenas pelas vítimas, mas por qualquer pessoa que identifique uma situação de violência contra a mulher. É possível acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou a Guarda Municipal pelo 153, além de preencher um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, inclusive pela internet. O Governo Federal também disponibiliza o Ligue 180, da Central de Atendimento à Mulher, e o Disque 100. Band News